DICAS E NOVIDADES

Toda pessoa distraída tem déficit de atenção?

Nem toda pessoa distraída tem Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH). Dois aspectos devem ser considerados para o diagnóstico: o primeiro é a PRESENÇA DE OUTROS SINTOMAS que fazem parte do quadro. Se uma pessoa tem TDAH, ela não terá só a dificuldade de atenção. Necessariamente, ela terá outros sintomas que podem não vir inicialmente como queixas, e não serem percebidos como sintomas, mas devem ser investigados e identificados numa avaliação médica.

Outro aspecto é a PERSISTÊNCIA DO SINTOMA. No déficit de atenção, esse indício habitualmente acompanha a pessoa pela vida, mesmo que possa ser mais percebido em determinados períodos, especialmente em algumas situações de maior demanda, mas não deve ser um sintoma pontual e restrito no tempo.

Também é importante ressaltar que a atenção pode estar prejudicada pela presença de outras situações como ansiedade e depressão. Então, quando existe a percepção de alguma dificuldade de atenção ou de memória, é importante ser feita uma avaliação para o diagnóstico correto.

VEJA TAMBÉM

5 dicas para cuidar bem do seu cérebro e prevenir o prejuízo cognitivo

| Home, Memória e Alzheimer, Memória e Ansiedade, Memória e Demências, Memória e Depressão, Memória e Estresse, Memória e TDAH, Orientações de Saúde | No Comments
1. Mantenha-se ativo intelectualmente 2. Pratique atividades físicas regularmente 3. Invista em uma alimentação pró-cognição Uma dieta equilibrada é uma grande aliada do cérebro. Inclua alimentos ricos em ômega-3, antioxidantes,…

O que pode causar problemas de memória? Entenda os sinais e quando procurar ajuda

| Home, Memória e Alzheimer, Memória e Ansiedade, Memória e Demências, Memória e Depressão, Memória e Estresse, Memória e TDAH, Orientações de Saúde | No Comments
Esquecimentos frequentes: nem sempre são sinônimo de demência 10 causas comuns de problemas de memória 1. Depressão: pode causar lentidão de pensamento, falta de foco e queda no rendimento cognitivo.…

Faça uma coisa de cada vez

| Memória e Ansiedade | No Comments

Exercite seu cérebro! Quanto antes começar, melhor!

| Memória e Ansiedade | No Comments
Veja mais

NO QUE PODEMOS AJUDAR?

VENHA CONVERSAR CONOSCO