Outubro Rosa

O que é?

Ageísmo, etaísmo, idadismo ou etarismo são termos que se referem aos estereótipos, preconceitos e discriminações com relação aos outros ou a nós mesmos no que diz respeito à idade (OMS, 2021). Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada duas pessoas no mundo tem algum tipo de preconceito contra os mais velhos.

O preconceito de idade nos afeta ao longo da vida e pode estar presente nas instituições, nos relacionamentos e em nós mesmos. Ele pode se associar e agravar outras formas de preconceito, incluindo aqueles relacionados a sexo, raça e deficiência. Ainda, o ageísmo possui impactos de longo alcance em todos os aspectos da saúde.

Por isso o projeto Plural Idade tem o objetivo de incentivar mudanças que levem a um envelhecimento saudável e combater os preconceitos relacionados à população com 60 anos ou mais.

Por que “Plural Idade”?

Porque, de fato, a idade é plural, há uma pluralidade no envelhecimento, pois duas pessoas com a mesma idade cronológica podem ser muito diferentes.

Aliás, a vida é plural! Por isso nosso projeto está estruturado em ‘’palavras-chave’’ que representam diferentes dimensões que se modificam ao longo da vida e podem ser ressignificadas com o tempo.

A ideia é romper paradigmas e mostrar que a vida pode ser produtiva e plena conforme envelhecemos, repleta de aprendizados, descobertas e amadurecimentos. Tudo isto canalizado em um propósito único de manter um sentimento de utilidade nesta etapa da vida usando a sabedoria que só tem quem vive!

Esperamos que você faça parte deste projeto que é de todos!

Dimensões

Acompanhe as ações do Plural Idade
nas nossas redes sociais:

Produtividade

Ser produtivo é amplo, diverso e cheio de possibilidades. Produzir é atingir objetivos pessoais, impactar a vida de alguém e fazer a diferença na sociedade. Produzir é viver!

Atividade

Praticar exercício regularmente impacta nossa saúde física, cognitiva e emocional. Quanto mais o tempo passa, mais importante ele fica. Sempre é tempo de começar!

Criatividade

Descobrir novos interesses e prazeres, retomar antigos projetos, se permitir novas experiências, lembrar de desejos não realizados, fazer o que sempre quis e não foi possível. É preciso sempre se reinventar!

Afetividade

Os vínculos afetivos protegem a nossa saúde, ganham mais significado e tornam-se ainda mais importantes com o passar do tempo. É essencial manter a troca, receber e dar afeto sempre!

Espiritualidade

Encontrar um propósito de vida e uma sabedoria do “bem viver” é algo que só maturidade traz. A espiritualidade ajuda a entender a dimensão e a riqueza da nossa existência!

Utilidade

O sentimento de inutilidade pode nos desconcertar. Porém há várias formas de ser útil. Talvez, uma das mais significativas seja compartilhando afeto e sabedoria. Nosso valor está na nossa contribuição para o crescimento do outro!

Intimidade

Sexualidade e parceria fazem parte das relações. Precisam ser cultivadas, estimuladas, renovadas, conquistadas. É importante falar sobre isso, além de um desejo é um direito!

Coletividade

Somos seres sociais. Nos alimentamos pela troca, pelas afinidades, interesses comuns e aprendizados que só as diferenças trazem. Crescemos uns com os outros!

NO QUE PODEMOS AJUDAR?

VENHA CONVERSAR CONOSCO