MEMÓRIA E
TDAH

Queixas de memória, dificuldade de reter as informações, dificuldades de leitura e problemas de concentração são algumas das queixas mais comuns de quem tem TDAH. Esses sintomas comumente interferem no desempenho da pessoa ou trazem muito desgaste e esforço nas atividades. É importante lembrar que embora prejuízo de memória e atenção seja a queixa mais comum, para ter Déficit de Atenção a pessoa necessariamente deverá ter outros sintomas como desorganização, procrastinação, problemas em estabelecer prioridades, cumprir com os objetivos, entre outros. No entanto, essas questões muitas vezes não são percebidas como sintomas, e sim como "meu jeito”. Por esse motivo, uma avaliação especializada pode ajudar na identificação dos sintomas e suas consequências ou no sentido de afastar esse diagnóstico.

Lembretes como quadros de avisos, uma lista de tarefas, bilhetes deixados em locais estratégicos, um aviso no despertador do telefone, são ideias que podem ser eficazes, pois ativam a memória dos compromissos. Para um paciente com TDAH, é imprescindível lutar diariamente contra a desorganização. A disciplina é um caminho para desenvolver uma vida funcional.

O TDAH PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS NÍVEIS:

  • LEVE: Os sintomas são amenos, mas podem ser diagnosticados. No dia a dia, a pessoa não sofre tanto, embora em alguns aspectos (acadêmico, profissional ou social), o cotidiano fique prejudicado;
  • MODERADO: O paciente pode manifestar os sintomas que variam entre o leve e o grave;
  • GRAVE: O indivíduo apresenta muitos sintomas da síndrome, impactando fortemente situações da rotina e do convívio social da pessoa.

PROBLEMAS DE MEMÓRIA

memória e Depressão

Memória e Ansiedade

memória e demência

memória e tdah

Memória e Doenças do Sono

Memória e Drogas

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR COM MINHA MEMÓRIA?

DICAS E NOVIDADES

NO QUE PODEMOS AJUDAR?

VENHA CONVERSAR CONOSCO