DICAS E NOVIDADES

O que pode causar problemas de memória? Entenda os sinais e quando procurar ajuda

Você tem enfrentado esquecimentos frequentes, dificuldades para se concentrar ou para lembrar de tarefas simples do dia a dia? Esses problemas de memória podem surgir em qualquer fase da vida.

Muitas pessoas associam esse tipo de queixa apenas ao envelhecimento ou ao Alzheimer precoce, mas a verdade é que há diversas causas que também afetam a memória, inclusive em pessoas jovens.

Esquecimentos frequentes: nem sempre são sinônimo de demência

É comum pensar em doença de Alzheimer quando falamos em falhas de memória. De fato, os esquecimentos fazem parte do quadro de várias demências, mas nem todo problema de memória é sinal de Alzheimer.

Se você está enfrentando episódios recorrentes de esquecimento, é fundamental entender que a memória é sensível a vários fatores físicos, emocionais e neurológicos — e muitos deles têm tratamento.

10 causas comuns de problemas de memória

A seguir, veja as principais causas de esquecimentos frequentes que não estão relacionadas à demência:

1. Depressão: pode causar lentidão de pensamento, falta de foco e queda no rendimento cognitivo.

2. Ansiedade: o estado constante de alerta afeta a capacidade de atenção e memorização.

3. TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade): mesmo em adultos, o TDAH pode provocar distrações, desorganização e falhas na memória.

4. Estresse crônico: o estresse prolongado eleva os níveis de cortisol, que afetam o hipocampo — área do cérebro ligada à memória.

5. Medicamentos: remédios como sedativos, antidepressivos ou analgésicos podem interferir nas funções cognitivas.

6. Uso de drogas: drogas lícitas ou ilícitas afetam o sistema nervoso e comprometem a memória.

7. Doenças clínicas não controladas: distúrbios como diabetes, hipertensão e hipotireoidismo também podem prejudicar o cérebro.

8. Problemas de sono: dormir mal impacta diretamente o processo de consolidação da memória.

9. Alterações hormonais: comuns na menopausa ou em distúrbios endócrinos, podem alterar o desempenho cognitivo.

10. Perda auditiva: quando o cérebro precisa se esforçar mais para ouvir, sobra menos energia para processar e memorizar.

Quando procurar ajuda?

Se você está passando por situações em que os esquecimentos se tornam frequentes ou prejudicam sua rotina, é hora de buscar uma avaliação profissional.

Na Clínica da Memória, oferecemos atendimento especializado para investigar as causas das queixas de memória. Contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por neurologistas, psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos para garantir um olhar completo e individualizado.

Não ignore os sinais!

Agende uma consulta com a nossa equipe especializada.

VEJA TAMBÉM

5 dicas para cuidar bem do seu cérebro e prevenir o prejuízo cognitivo

| Home, Memória e Alzheimer, Memória e Ansiedade, Memória e Demências, Memória e Depressão, Memória e Estresse, Memória e TDAH, Orientações de Saúde | No Comments
1. Mantenha-se ativo intelectualmente 2. Pratique atividades físicas regularmente 3. Invista em uma alimentação pró-cognição Uma dieta equilibrada é uma grande aliada do cérebro. Inclua alimentos ricos em ômega-3, antioxidantes,…

Meu familiar está com Alzheimer: o que esperar?

| Home, Orientações de Saúde | No Comments
As 3 fases do Alzheimer Fase inicial Principais sintomas: Pequenos esquecimentos; Dificuldade em lembrar nomes; Repetição de histórias ou perguntas; Dificuldade de organização. Fase intermediária Principais sintomas: Esquecimentos mais frequentes;…

Caminhadas da Memória 2025 – Jardim Botânico

| Eventos, Home | No Comments
As caminhadas são conduzidas pelo educador físico André Pinheiro, um dos sócios da Clínica da Memória, e pelos guias Evandro e Tamara, do Viva+POA, que vão contar muitas curiosidades e…

Caminhadas da Memória 2025 – Lendas Urbanas

| Eventos, Home | No Comments
As caminhadas são conduzidas pelo educador físico André Pinheiro, um dos sócios da Clínica da Memória, e pelos guias Evandro e Tamara, do Viva+POA, que vão contar muitas curiosidades e…
Veja mais

NO QUE PODEMOS AJUDAR?

VENHA CONVERSAR CONOSCO